O Plano Nacional das Artes (PNA) é uma estrutura demissão instituída pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para o horizonte temporal 2019-29, que tem como missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.
Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Programa Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus e em parceria com os diferentes agentes culturais, artistas, comunidade educativa, instituições culturais, organismos governamentais, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social, associações e coletividades e outros parceiros públicos e privados.
No ano letivo 2020/2021, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da criação de um Projeto Cultural de Escola.
O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira será implementado com 2 turmas do JI, 2 turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, as turmas do 2.º ciclo e as turmas do 7º, 8º e 9º anos da Escola Básica do Maxial e Secundária Henriques Nogueira, 4 turmas de artes, 1 turma de Ciências, 1 turma de Humanidades, 1 turma de PTMM, 1 turma de Desporto.
O objetivo principal prende-se com o explorar as potencialidades educativas do património artístico e cultural de Torres Vedras, tendo em consideração uma abordagem transdisciplinar, visando as várias áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Contempla várias visitas no âmbito da medida “Desvio: Sair para Entrar” e uma residência artística.
O Artista Residente, desenvolverá e acompanhará atividades de caráter transversal, em articulação com os docentes envolvidos, de forma a dotar os alunos das competências artísticas e técnicas necessárias para produzir, veicular e transmitir conteúdos, em diferentes suportes e plataformas, relacionados com os conhecimentos adquiridos a partir da exploração do património local.