No passado mês de abril, teve lugar a 2ª edição da conferência “temosdefalar” no Auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, este ano dedicada à exploração das potencialidades da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), depois da 1ªedição do “temosdefalar.AI” que decorreu em maio do ano anterior, totalmente dedicada à Inteligência Artificial. À semelhança do ano anterior, a organização deste evento resultou de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e a empresa KPWorld, tendo contado com a colaboração da VR/AR Association, do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFETVL) e da RadiOeste.
Ao longo de dois dias, foram apresentadas várias abordagens da utilização destas tecnologias ainda pouco conhecidas. Destaca-se a realização de uma ação de formação acreditada pelo CFETVL destinada a docentes que contou com a inscrição de mais de 50 docentes de várias escolas. Esta iniciativa proporcionou aos professores a partilha de ferramentas e aplicações que podem ser incorporadas tanto na sala de aula quanto no quotidiano de todos nós. É gratificante saber que muitos destes recursos já estão a ser utilizados pelos professores nas suas práticas pedagógicas.
Além disso, foram apresentados vários projetos que estão a ser realizados no Lab Aberto FABLAB e no FABLAB HN, bem como projetos promovidos pela ANPRI (Associação de Professores de Informática), alguns dos quais podem ser integrados na elaboração das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos do ensino profissional. Destacou-se também a aplicação da RV e da RA no campo da medicina, com ênfase no apoio às cirurgias de cancro da mama, através de uma apresentação notável do investigador Sénior e co-lider do Digital Surgery LAB do Centro Clínico da Fundação Champalimaud, Tiago Marques.
Foi ainda dinamizada uma mesa-redonda contando com a participação de docentes e empresários, para debater os desafios e as oportunidades desta nova fronteira digital, pretendendo fazer uma abordagem ética e alertando para alguns perigos associados ao abusivo destas tecnologias.
O evento não se limitou à área da educação, tendo explorado largamente a forma como também as empresas estão a tirar partido destas novas tecnologias. Desde estratégias de marketing digital, ao desenvolvimento de cidades inteligentes, até iniciativas para revitalizar pequenas comunidades em Espanha, recorrendo à realidade aumentada. Houve também oportunidade para se falar do Metaverso e do interesse cada vez maior das empresas no Metaverso por forma a explorar novos mercados.
Os organizadores enfatizam a importância da dinamização de iniciativas como esta que envolvem escolas, alunos e empresas, como um meio de preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho em constante evolução.
Este evento contou com a participação de 450 alunos e perto de 100 docentes de várias escolas e outros elementos da comunidade. A Eng. Laura Rodrigues, presidente da CMTV, na sua intervenção elogiou a abertura do evento e do AEHN à participação de outras escolas e à comunidade.
A organização partilhou que a conferência "Temosdefalar.VR/AR" cumpriu seu propósito de promover o diálogo, a partilha de experiências e a reflexão ética em torno das tecnologias emergentes da Realidade Virtual e Realidade Aumentada.